fbpx Skip to main content

Higiene e Limpeza em Espaços Desportivos

O desporto e o fitness são áreas com um crescimento acelerado nos dias que correm. São ramos que contam com cada vez mais adeptos, contudo, com o crescimento do número de praticantes, aumenta também o número de concorrentes. Nesse sentido, torna-se cada vez mais fundamental dar atenção a todos os detalhes, para se conseguir superar a concorrência e atrair o maior número de potenciais clientes. Mais importante do que atrair clientes, espaços frescos e cuidados vão garantir a fidelização e a satisfação dos atletas que frequentam as suas instalações.

Boas Condições do Piso e do Equipamento Desportivo

O correto tratamento de todas as máquinas e equipamentos é fundamental para garantir o seu bom estado e respetivo funcionamento. Se não forem corretamente higienizados, os equipamentos de fitness podem ser propícios à propagação de bactérias. Além disso, garantir o correto tratamento de todos os equipamentos, confere aos clientes uma importante sensação de segurança e garante que a sua vida útil será mais longa.

Dar especial atenção ao piso do ginásio é algo que vai querer fazer. Pavimentos cuidados e estimados oferecem segurança aos atletas e contribuem para que lesões sejam evitadas. Quando não se dá o devido cuidado aos pavimentos, estes tendem a ficar danificados, o que irá conduzir à insatisfação de todos os praticantes. Manutenções incorretas dos pisos e equipamentos levam a que estes fiquem danificados, podendo colocar em causa a sua correta utilização.

 

Maximize o Tempo de Vida do Seu Ginásio

Como referimos, manter o seu ginásio impecável é fundamental para a segurança e satisfação dos seus clientes. Enquanto gerente ou responsável de manutenção, é sua função verificar se os procedimentos de limpeza são regularmente cumpridos. Identificar todas as necessidades do seu espaço é o primeiro passo para definir uma rotina de higiene e limpeza. Neste passo, é importante considerar todos os detalhes.

O tratamento do pavimento, como referido anteriormente, é um dos aspetos que requer mais cuidado e atenção. Os lixos provenientes do exterior, assim como o entornar de líquidos trazidos pelos atletas, contribuem para que se gerem diversas bactérias e micróbios. A higienização do pavimento desportivo deve começar pela aspiração do mesmo. De seguida, deve ser realizada uma lavagem com esfregona. O detergente utilizado deverá ser de pH neutro (saiba mais sobre a importância do Ph), evitando-se assim o degradamento do pavimento e, caso seja possível, aconselha-se a utilização de água quente, para que seja mais fácil a remoção de determinadas sujidades.

Apesar de ser importante pedir aos seus clientes que utilizem uma toalha ao longo do seu treino, isso não é o suficiente para garantir a máxima salubridade. Apesar da limpeza com a toalha ser eficaz para secar o suor, esta prática não é eficaz na eliminação das bactérias nem evita a sua propagação de uma máquina para as outras. É por isso extremamente importante certificar-se que higieniza cada uma das máquinas de forma regular e eficaz.

O desenvolvimento de regras é também uma iniciativa a implementar, para o correto funcionamento do seu espaço fitness. O desenvolvimento de uma lista de procedimentos, a ser seguida pelos clientes, é um dos primeiros passos a dar no sentido de se evitar a geração de sujidade. Implementar comportamentos de higiene irá facilitar as tarefas de limpeza diária dos espaços e equipamentos.

O material dos pisos e equipamentos não é todo igual. É por isso importante consultar especialistas, que o possam ajudar a dar resposta a todas as suas necessidades de higiene e limpeza. Se pretende saber mais sobre quais as soluções que mais se adequem ao seu espaço, não hesite em entrar em contacto connosco. A nossa equipa está preparada para dar resposta a todas as suas dúvidas e, como um verdadeiro parceiro de negócio, estamos 100% disponíveis para o acompanhar ao longo de todo o processo.

Leave a Reply