fbpx Skip to main content

As Consequências

Cada vez mais se ouve falar em aquecimento global e no quão nefastas as suas consequências podem ser para a espécie humana e para todas as outras espécies com quem partilhamos o nosso planeta. Apesar de muitos serem ainda céticos quanto ao aquecimento do planeta, existem vários dados capazes de sustentarem a tese de que a Terra está, efetivamente, a ficar mais quente. Este fenómeno, causado pela ação humana, é responsável pelo aquecimento dos oceanos e também pelo aquecimento da camada de ar próxima à superfície do planeta. O aumento da concentração de Gases de Efeito de Estufa na atmosfera, principalmente do dióxido de carbono, é uma das causas que está a provocar mudanças nos climas. As diversas atividades industriais em torno do globo, sustentadas através da queima de combustíveis fosseis, estão a contribuir para o constante aquecimento da terra. São diversas as consequências que irão resultar deste contínuo aquecimento. Algumas delas começam já a ser notadas, como é o caso das intensas ondas de calor, do degelo e do aumento dos níveis dos oceanos.

 

As consequências do aquecimento global são extremamente complexas e poderão impactar em áreas que, em determinadas ocasiões, poderemos não nos lembrar. Por exemplo, a perda de produtividade dos indivíduos é uma das consequências associadas a este problema. Eventos climáticos como chuvas fortes, tempestades de neve e temperaturas extremamente altas condicionam a vida de todos as pessoas. Isto quer dizer que os indivíduos, em determinados momentos, terão de prejudicar as suas atividades profissionais, para conseguirem salvaguardar a sua condição física. As migrações em massa podem também vir a ser um problema que resulta das alterações climáticas. Com o objetivo de fugir a inundações, a secas e a outros eventos climatéricos, muitos irão procurar deixar as suas cidades e dirigir-se a outras, com o objetivo de garantirem a sua sobrevivência. Isto irá gerar um outro problema, relacionado com as condições de segurança.

O degelo é uma das consequências que mais intriga cientistas em torno do globo. O constante aumento das temperaturas tende a fazer com que ocorra o fenómeno do degelo. As calotas polares (camadas de gelo com milhões de toneladas) são um enorme depósito de gás Metano. Este gás, se libertado devido ao descongelamento das respetivas calotas polares, tem um efeito muito mais prejudicial na atmosfera quando comparado com o Dióxido de Carbono. O constante degelo, além de fazer subir o nível dos mares, irá também fazer com que várias espécies de animais percam os seus habitats naturais o que irá causar problemas de ordem ambiental. Além das consequências referidas há muitas outras que são, neste momento, ainda imprevisíveis para todos os que se dedicam aos estudos das alterações climáticas.

Por muito que estejam a ocorrer mudanças relacionadas com o aquecimento global ainda um pouco imperceptíveis para muitos de nós, ocorrem já pequenas mudanças que podem ser notadas com cada vez mais frequência. Cada vez mais podemos ter a perceção de que os verões estão cada vez mais longos e os invernos cada vez mais curtos. Ao contrário do que acontecia no século passado, as estações do ano já não têm um padrão uniforme marcado por um clima bastante marcado. Aos poucos, o aquecimento vai-se fazendo notar.

 

O Que Podemos Fazer?

Ao contrário do que acontecia no início do século XX, vivemos num mundo extremamente industrializado. As empresas consomem muita energia para conseguirem manter as suas atividades e todas elas emitem gases poluentes para a atmosfera. Somos parte do problema, contudo existem muitas ações que podemos realizar e que poderão ter um impacto positivo no nosso planeta.

  • Uma das iniciativas que pode facilmente adotar e que contribuirá positivamente para um estilo de vida mais sustentável é evitar usar louças descartáveis. A utilização de talheres, copos e pratos descartáveis é um considerável poluente. A utilização de utensílios que podem ser reutilizados é uma estratégia simples de impacto positivo.
  • Evite, sempre que possível, utilizar o seu carro. Quantas vezes fazemos pequenas viagens de carro, apenas por preguiça de ir a pé? Começar por fazer trajetos curtos a pé é uma iniciativa que, uma vez mais, contribui positivamente para o nosso planeta. Além disso, caminhar será também positivo para a saúde.
  • Reduzir o consumo de carne é uma estratégia que tem vindo a ser apoiada, cada vez mais, por várias pessoas. O consumo excessivo de carne não só é mau para o planeta, como também é para a saúde humana. No sentido de fazerem o bem por si e pelo planeta, são várias as pessoas que reduzem o consumo de carne. A agropecuária é uma das maiores fontes de emissão de gases de efeito de estufa. Em todo o seu processo de digestão, o gado é responsável por gerar elevadas quantidades de gás metano.

Como pode concluir, há diversas iniciativas às quais pode aderir de forma simples e sem muitos esforços. Aqui referimos apenas algumas, mas existem muitas outras.

 

O Que Fazemos na Higiguima

Na Higiguima estamos focados em diminuir a nossa pegada ecológica. Esforçamo-nos para ser mais sustentáveis e procuramos, continuamente, adotar soluções que nos permitam diminuir o impacto no meio ambiente.

São já várias as iniciativas que adotamos dentro de portas, com o objetivo de contribuir para a preservação do nosso planeta, por exemplo:

  • Procuramos sempre reutilizar o papel. Não descartámos uma folha, apenas porque esta se encontra escrita em um dos lados. Mesmo em impressões, procuramos sempre dar uma nova utilizada a folhas que já tinham sido utilizadas;
  • Tentamos sempre diminuir ao máximo o consumo de energia. Obviamente que para mantermos todos os equipamentos em funcionamento, somos obrigados a consumir energia. Contudo, há sempre situações nas quais podemos poupar. Esforçamo-nos para não deixar equipamentos ligados às tomadas; procuramos sempre desligar todas as luzes quando não é necessária a sua utilização; procuramos instalar luzes led para reduzir os consumos, entre outras iniciativas;
  • Além do referido, desenvolvemos linhas de detergentes ecológicos e amigos do ambiente, como a SunFlower, no sentido de proporcionarmos aos nossos parceiros soluções eficientes e, ao mesmo tempo, ecológicas.

É correto afirmar que a nossa filosofia vai ao encontro, cada vez mais, de ideais sustentáveis. Procuramos crescer e ser melhores, contrastando sempre esses objetivos com a nossa missão sustentável. Se cada um de nós fizer a sua parte, tudo se torna mais simples.

Para saber mais sobre as nossas linhas de produtos ecológicos, clique AQUI!

Leave a Reply