fbpx Skip to main content

Importância da Limpeza nas Cozinhas

São mais de 250 vírus, bactérias e parasitas causadores de Doenças de Origem Alimentar que se conhecem. Aproximadamente 90% das doenças transmitidas por alimentos devem-se a micro-organismos. Apesar de apenas alguns deles se encontrarem frequentemente na grande maioria dos alimentos, a transmissão destes parasitas deve-se, em grande parte, à falta de metodologias corretas de higienização na parte final das etapas de confeção e distribuição.

O caminho percorrido pelos alimentos desde o momento em que estão prontos para ser adquiridos, até ao momento em que chegam aos pratos dos consumidores finais é, quase sempre, muito longo. Há diversos processos pelos quais estes alimentos atravessam, o que leva a que estejam em contacto com uma grande variedade de vírus e bactérias que podem colocar em risco a saúde dos seres-humanos.

É correto afirmar que nenhum responsável por uma cozinha quer que os seus clientes se vejam envolvidos num surto de doença alimentar. Isto é mau para a saúde dos clientes, assim como é igualmente muito mau para a reputação e imagem do local. É de extrema importância que os responsáveis tomem todas as medidas possíveis, no sentido de manterem os seus locais higienizados e saudáveis. Também os alimentos devem ser cuidados de forma rigorosa, para que se consiga assim servir refeições saborosas e saudáveis.

Elevados Níveis de Higiene

Para ser capaz de manter os níveis de higiene elevados, deve aliar-se a um parceiro que lhe consiga proporcionar as melhores e mais completas soluções de higiene. Deve certificar-se que o seu parceiro tem os meios necessários para o informar sobre todos os detalhes dos produtos disponíveis e também se tem as competências necessárias para o aconselhar sobre os melhores produtos para o seu negócio em específico.

Considera-se que seja importante implementar as seguintes práticas recomendadas:

Seleção dos Produtos Corretos de Higiene: cada cozinha é uma cozinha e nem todas usam os mesmos utensílios para satisfazerem os desejos dos seus clientes. Contudo, algo comum a todas as cozinhas são as superfícies gordurosas e uma certa sujidade que se cria, evidentemente, devido à confeção dos alimentos. É por isso de extrema importância todas as cozinhas terem à sua disponibilidade soluções eficazes que removam sujidade e gordura e que, além disso, sejam capazes de eliminar bactérias e micro-organismos com eficácia. Os desinfetantes e detergentes são importantes para se manter a sanidade das mais variadas superfícies, assim como a sanidade dos mais variados utensílios essenciais. A seleção dos produtos corretos é importante, mas também seguir as normas de utilização é algo que se deve ter em atenção. A aplicação dos produtos dentro dos tempos aconselháveis e seguir as várias recomendações que são feitas, é uma forma de rentabilizar os produtos adquiridos, assim como é uma estratégia de explorar todo o potencial das soluções.

Definição de um Plano de Higienização: A definição de um plano de limpeza e higienização pode ajudar todos os responsáveis a rentabilizarem os produtos adquiridos, assim como o trabalho dos seus colaboradores. Dentro das cozinhas, a frequência de limpeza deve ser o mais regular e eficaz possível. Tendo em conta que os mais variados alimentos estão em constante contacto com as várias superfícies durante todo o processo de preparação, é essencial garantir que estas estejam livres de bactérias e parasitas. A elaboração de um completo processo de limpeza irá levar a que cada colaborador saiba, concretamente, quais são as suas tarefas no processo de limpeza e higienização e leva também a que cada indivíduo saiba a frequência exata com que o deve fazer.

Aconselhamento de Qualidade: O aconselhamento que se procura quando se pretende saber mais sobre a utilização dos diversos produtos, deve ser de qualidade. O seu parceiro de negócio deve estar disponível não apenas para lhe vender os produtos de higienização e limpeza, mas também para lhe prestar formação e para o elucidar sobre o correto uso daquilo que adquire. É de elevada importância que todos os colaboradores que trabalham em conjunto numa mesma cozinha saibam como usar corretamente as várias soluções. Apenas desta forma se pode rentabilizar o uso das mesmas e explorar a sua eficácia máxima.

Qualidade de Excelência

O investimento em soluções de higiene e limpeza para a sua cozinha não é um investimento em vão. Garantir que toda a confeção das variadas refeições é feita da forma mais correta, não só irá prevenir os seus clientes de doenças alimentares, assim como vai também contribuir para refeições mais saborosas. Além disso, este investimento vai possibilitar que aumente o valor da sua organização. Uma cozinha apresentável, limpa e a brilhar vai convencer as pessoas as visitarem as suas instalações. Não hesite no que diz respeito à higienização. Aposte nas soluções mais eficientes pelos seus clientes, mas também por si!

Para saber mais sobre soluções de excelência para as áreas da Restauração, Hotelaria e Cozinhas, entre em contacto com os profissionais da Higiguima. Iremos acompanhá-lo ao longo de todo o processo e iremos apresentar-lhe as soluções mais ajustadas para a sua organização.