As Nações Unidas, em parceira com o Governo de Portugal e do Quénia acolhem a Conferência dos Oceanos, em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho de 2022. O evento tem por objetivo realizar um apelo à ação pelos oceanos. Pretende-se motivar os líderes mundiais e os vários decisores a aumentarem a ambição em relação aos oceanos e a mobilizarem parcerias de modo a aumentar o investimento e abordagens científicas no sentido de se reverter o declínio da saúde dos oceanos.
O mundo procura atualmente resolver muitos problemas enraizados nas nossas sociedades e evidenciados devido à pandemia da covid-19 e ao mais recente conflito armado que se vive na Ucrânia. Isto leva a que a Conferência dos Oceanos ocorra num momento crítico.
A realização desta conferência tem por objetivo impulsionar as mais variadas soluções inovadoras baseadas na ciência, com o objetivo de se dar início a um novo capítulo na ação global pelos oceanos.
Para saber mais sobre questões relacionadas com os mares e os oceanos, consulte já o nosso artigo sobre o Dia Europeu do Mar!