Free Plastic July
No passado dia 3 de julho celebrou-se o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico. Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, Portugal é um dos países da Europa que mais sacos plásticos utiliza. Por ano, cada pessoa consome em média 466 sacos de plástico, sendo estes usados apenas uma vez. O movimento Julho Sem Plástico surgiu no Reino Unido, no ano de 2011. A iniciativa foi desenvolvida pelo Earth Carers Waste Education e, desde então, tem vindo a ganhar cada vez mais apoiantes que se unem por uma única causa: reduzir o consumo de plástico. A campanha tornou-se maior em termos globais quando Rebecca Prince-Ruiz, uma das principais ativistas ambientais do mundo, desenvolveu o site Plastic Free July. O propósito desta iniciativa é também ele muito simples: reduzir os índices de poluição plástica, principalmente no mês de julho.
Segundo dados partilhados pela fundação Plastic Free July, só no ano de 2018, aproximadamente 120 milhões de pessoas, distribuídas por 177 diferentes países, participaram neste movimento. Em termos concretos, segundo a mesma fonte, 490 milhões de quilos de resíduos plásticos foram poupados nesse ano.
Mais do que apenas reciclar, é necessário prevenir a produção de plásticos. A reciclagem, apesar de extremamente importante, está longe de ser a solução eficiente para resolver o problema do uso de plásticos no dia-a-dia das pessoas. Só em Portugal foram produzidos aproximadamente 4,95 milhões de toneladas de resíduos urbanos no ano de 2018. Cerca de 11,5% desses resíduos são plásticos, incluindo-se neste valor todo o tipo de plástico.
Os dados relativos aos plásticos são cada vez mais alarmantes. Segundo a ONU Meio do Ambiente, cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos todos os anos. A mesma fonte indica ainda que, caso continuemos a este ritmo, em 2050 haverá mais plástico no mar do que peixes. Estes números são preocupantes e deveriam assumir um maior destaque nas decisões dos consumidores. Sem que tenhamos uma real noção dos nossos erros, quando consumimos plástico abundantemente, estamos a contribuir para um problema que irá, certamente, afetar o futuro do planeta.
Dicas para um Julho Sem Plástico
- Utilizar Sacos Reutilizáveis: não apenas nas compras de supermercado, reutilize os seus sacos sempre que possível. Também a produção dos sacos de papel tem grandes impactos ambientais.
- Use Garrafas de Água Reutilizáveis: Reutilize as suas garrafas de água. Se corretamente utilizadas poderá servir-se delas por várias ocasiões.
- Use Máscaras Reutilizáveis: muitas máscaras e outros artigos que surgiram em abundância durante o período pandémico, como por exemplo as luvas, estão constantemente a ser depositadas em aterros. Use máscaras reutilizáveis e ajude a prevenir toda a situação
- Use Recipientes Reutilizáveis: Tal como as garrafas de água, também os recipientes para almoço podem ser reutilizáveis. Recorra a este método para reduzir a sua utilização de plástico.
- Não Substitua o Plástico, Reutilize-o: Mais importante do que substituir o plástico é reutilizá-lo. Muitas das alternativas ao plástico têm também um enorme impacto negativo no ambiente. Por isso lembre-se, o mais não é substituir, mas sim reutilizar.
SunFlower: Soluções de Limpeza Ecológicas
Na Higiguima procuramos também desenvolver soluções que contribuam para a redução do impacto ambiental. A mais recente aposta ecológica da Higiguima tem um nome: SunFlower!
A SunFlower é a mais recente marca desenvolvida pela empresa. Todas as soluções de Limpeza e Higiene da marca são criadas com ingredientes 100% naturais e vegetais. Os produtos da SunFlower são:
- Vegan: os produtos são todos de origem vegetal e totalmente inofensivos para a saúde humana ou para o meio ambiente;
- Naturais: cada matéria prima presente nesta linha é de origem vegetal e respeita os critérios fundamentais impostos pelas entidades competentes;
- Cruelty Free: nenhuma das soluções desenvolvidas foi testada em pessoas ou animais e todos os compostos tem certificação Cruelty Free;
- Uso de plástico reciclável: as embalagens desta linha são, todas elas, compostas de plástico reciclado;
- 100% Biodegradáveis: todos as substâncias ativas que compõem os produtos SunFlower são 100% biodegradáveis.
Se gostou do nosso artigo e pretende saber mais sobre soluções ecológicas e sustentáveis, visite o nosso Blog onde poderá descobrir muitas mais informações!