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Importância da Higiene e Segurança no Trabalho

A higiene e a segurança andam, no mundo do trabalho, de mãos dadas. A correta relação entre estas variáveis pode ser a chave para muitos dos problemas dentro das corporações. Apesar de ser errado, é demasiado comum observar que em diversos locais de trabalho, existem trabalhadores expostos a diversos riscos que podem prejudicar a sua integridade física.

A Higiene Ocupacional insere-se dentro dos parâmetros de avaliação que compõe a Higiene do Trabalho. Esta é uma ciência que tem por objetivo avaliar e controlar riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. Ou seja, reconhecer e analisar os agentes que podem causar doenças e danos à saúde dos trabalhadores.

A Higiene Ocupacional permite auxiliar na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, através da promoção da qualidade de vida e de bem-estar. Evitando, desta forma, doenças que possam surgir devido a determinadas funções exercidas no ambiente de trabalho. Nas organizações cujo responsável pela segurança no trabalho assume um olhar atento para as questões de higiene, uma grande parte das ameaças à integridade dos trabalhadores pode ser reduzida.

 

Relação entre Higiene e Segurança no Trabalho

Em diversas ocasiões, são vários os responsáveis de empresas que procuram investir nas mais variadas ações, com o objetivo de melhorar o desempenho das suas organizações. Contudo, muitas das vezes estes responsáveis esquecem-se da importância da higiene nos ambientes de trabalho.

A falta de higiene no ambiente de trabalho conduz a processos mais desorganizados, o que leva a problemas relacionados com a produtividade. Quando nas empresas não existe uma correta organização das tarefas de higiene, aumenta-se a probabilidade do ambiente se tornar nocivo para a saúde dos colaboradores. Para que um ambiente de trabalho seja agradável, além de se ter atenção a outros fatores como, por exemplo, a quantidade de luz natural, é também importante prestar atenção aos fatores relacionados com a higiene e limpeza.

A limpeza e higienização dos espaços tem impacto direto no bem-estar de todos os trabalhadores, o que leva a que estes se sintam melhor durante as suas atividades profissionais. Além disso, a correta higienização dos espaços afasta também a propagação de agentes infeciosos com vírus e bactérias. A implementação de uma cultura de prevenção baseada na higiene constante, pode contribuir para os aumentos de lucros dentro das empresas.

 

Como Manter a Higiene no Local de Trabalho

Definir um Plano de Limpeza:

Deve ser implementado um conjunto de ações, para que todos os colaboradores fiquem informados relativamente à forma como a limpeza dentro da organização será realizada. As equipas responsáveis pela higiene devem ser treinadas e devem seguir um plano concreto. Além disso, também os produtos que serão utilizados devem ser selecionados de acordo com as necessidades e caraterísticas dos espaços e materiais.

Organizar um Diálogo Sobre Segurança:

Realizar um diálogo com todos os colaboradores é uma forma de promover as medidas de prevenção de doenças e acidentes. Esta é uma estratégia que tem por objetivo impulsionar a consciencialização de todos os trabalhadores, relativamente aos riscos que podem comprometer a integridade do pessoal.

Criar uma Cultura de Higiene:

Para criar uma cultura de higiene é importante definir regras e garantir que todos os colaboradores as cumprem. Algumas dessas podem ser:

  • manter a área de trabalho organizada;
  • evitar deixar o chão molhado ou escorregadio;
  • realizar a reciclagem do lixo;
  • não comer fora dos locais apropriados;
  • cuidar das casas de banho.

Estas são apenas algumas das regras que podem ser implementadas, no sentido de se garantir a higiene dos espaços. Além disto, é também importante não esquecer de reforçar a importância da limpeza para a segurança do trabalho.

 

Ganhos de Produtividade que a Higiene Promove

Desorganização e falhas na higiene são fatores que podem condicionar o rendimento de um trabalhador. Se um colaborador pretende tomar o café da manhã e, no momento em que chega ao local apropriado tudo está desarrumado, a sua motivação é imediatamente afetada. A falta de limpeza condiciona a performance das equipas, como também afeta negativamente a experiência dos clientes que visitam as instalações.

Há vários resultados negativos que resultam de falhas na higiene, tais como:

  • redução dos índices de produtividade;
  • maior taxa de doenças infeciosas;
  • redução de vida útil dos equipamentos e materiais de trabalho;
  • baixa motivação entre os funcionários;
  • cansaço.

Estes são apenas alguns exemplos, contudo existem muitos outros problemas que resultam da falta de higiene. Promover uma correta limpeza é uma forma de contribuir positivamente para o desempenho de todos os colaboradores, assim como é também uma forma de acrescentar valor à sua organização. Espaços limpos e agradáveis contribuem para a satisfação de todos os colaboradores e, consequentemente, para os aumentos de rentabilidade.

Se está interessado em melhorar os índices de limpeza da sua organização, não hesite em entrar em contacto connosco. Atuamos no setor da higiene e limpeza há mais de 20 anos e são vários os parceiros que confiam em nós.

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